Quarto do Fundo

— Um quarto com história —

 

Este quarto não existia antes de 1977, data a partir da qual foi construído como um acrescento da casa. Era um quarto sombrio com uma escassa iluminação natural vinda por uma diminuta claraboia que rasgava timidamente o teto de madeira.

As mobílias, bastante escuras, tornavam o ambiente do quarto ainda mais soturno. Apenas um pequeno altar, à entrada, com uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e outros santos, parecia proteger e dar consolo aos que se aventuravam a dormir em quarto tão inóspito, quando já não havia lugar nos restantes quartos da casa. A sua história penada não lhe deu dignidade suficiente para ter um nome próprio. Sempre foi denominado, de forma depreciativa, como o quarto do fundo.

A partir de 2012, com as obras de remodelação da casa, rasgou-se, sem cerimónias, uma janela para o exterior, passando este quarto a beber todas as manhãs a luz do Sol nascente. A penumbra do fundo encheu-se de luz, mas de quarto do fundo não passou. Mas agora com a dignidade de quem renasceu.

 

Testemunhos