Quarto do Salão

— Um quarto com história —

  • quarto do salão

No passado foi o salão nobre da casa. Primeiro, um espaço amplo vagamente preenchido por um número diminuto de aparadores e alguns cadeirões, encostados às paredes.

No meio, na vastidão do espaço, perdia-se uma pequena mesa. Lembrava um salão de baile, mas com um sobrado instável que não permitia danças mais mexidas.

Passos mais fortes faziam vibrar o sobrado em vibrações que se transmitiam aos aparadores, onde as loiças tilintavam com um som preocupante.

Com as obras 1963 a instabilidade do sobrado foi parcialmente resolvida (apenas por alguns anos) com a instalação de um pilar de sustentação. O vazio dos anos anteriores preencheu-se com as mobílias vindas de uma casa que a família tinha em Vilas Boas no fundo da vila.

Por ser o sítio mais nobre permaneceu quase sempre fechado e arredado do quotidiano, exceto em ocasiões mais festivas (refeições de família, batizados etc.). Com as últimas obras de recuperação da casa alterou-se a sua funcionalidade passando a ser o quarto do salão, em memória do passado nobre que teve. Hoje é o quarto mais amplo da casa.

English EN French FR Portuguese PT Spanish ES
Comentários